quarta-feira, 24 de março de 2010

Psicologia

De um modo geral, a psicologia tem como objectivo ajudar o ser humano a compreender os seus pensamentos, comportamentos e emoções para encontrar o bem-estar, o equilíbrio e a felicidade.

Para uns tem o papel de auxiliar na escolha de melhores estratégias para lidar com os próprios problemas, ou limitações e aceitação de si próprio. Para outros é um espaço de identificação e desenvolvimento de habilidades e novas capacidades. Mas, para todos é um momento de partilha e de optimização dos recursos internos e externos em busca do crescimento pessoal.



A psicoterapia é uma forma de intervenção que, no Saber & Sorrir, assume duas grandes vertentes.

Por um lado, fornece apoio especializado aos mais variados tipos de perturbações emocionais em crianças e adultos, tais como:

Depressão;
Ansiedade generalizada;
Pânico;
Fobias;
Perturbações alimentares (bulimia, anorexia);
Perturbações psicossomáticas;
Perturbações sexuais
Dificuldades de relacionamento;
Stress;
Dependência;
Quadros de neurose e psicose;
Perturbações do desenvolvimento infantil (agressividade, hiperactividade, déficit de atenção e concentração, stress infantil, insucesso escolar e dificuldades de aprendizagem).
Seja com crianças ou adultos procura-se promover no individuo, ou grupo, recursos cognitivos e emocionais que originem mudança, melhor adaptação e realização pessoal. Para tal, recorremos, durante todo o processo psicoterapêutico, aos instrumentos de avaliação psicológica (cognitivo, intelectual e emocional), aos programas específicos de competências (pessoal, interpessoal e emocional) e/ou estratégias de reestruturação cognitiva-construtivista.

De modo a tornar este processo mais dinâmico utilizamos as Terapias e Técnicas Mediadas pelo Corpo tais como: arte-terapia, musicoterapia, terapia do riso, yoga do riso, jogo como terapia, relaxamento e massagens de relaxamento.



A outra vertente de intervenção centra-se no apoio especializado ao desenvolvimento pessoal sem que, necessariamente, haja uma perturbação emocional evidenciada.

O psicoterapeuta assume, então, o papel de mediador entre o individuo e a optimização das suas capacidades e habilidades para a obtenção de maior sucesso e bem-estar em distintas áreas da sua vida, como por exemplo: familiar, profissional, social e pessoal. Seja através do acompanhamento individual ou da participação em workshops.

Em todos os processos procura-se a optimização de recursos focando a atenção nas forças ao invés das fraquezas; construindo e solidificando o melhor que a vida oferece, em vez da reparação do pior e na promoção no ser humano de uma forma mais proveitosa de viver a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário