quarta-feira, 10 de março de 2010


O “Dia Internacional da Mulher” foi aprovado em 1910, numa conferência internacional de mulheres, na Dinamarca, por homenagem a um grupo de operárias queimadas em 1857 que ousaram reivindicar os seus direitos laborais.

Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tem vindo a crescer, em todo o mundo, inclusive em Portugal.


Neste dia salienta-se a importância de reflectir. Reflectir sobre o papel e condição da mulher na sociedade actual. É crucial entender todo o significado desta simbologia.




O desafio deste dia é lançar um olhar analista a respeito do “que é ser mulher”; “do que é ser cidadão”; “do que é estar na condição humana”.

Distintas facetas são encontradas numa simples palavra: Mulher.


Mulher – Mãe; Esposa;Trabalhadora; Doméstica; Sensual; Sexual; Artista; Companheira; Amiga; Violenta; Toxicodependente; Assassina… Mas sempre uma Super-mulher, da qual se espera o melhor desempenho em todos os papeis da sua vida.


No entanto, no fundo, ela é tudo o que pode caracterizar uma pessoa e/ou um comportamento humano, mas mais um pouco, porque existem características que são únicas da nossa condição de Mulher. Já pensou nelas hoje?

Aproveite então este dia para pensar em Si, centrar-se nas suas emoções e na sua beleza de modo a encontrar um equilibrío na sua forma de ser e estar. Neste, ou noutro dia, usufrua do direito de relaxar, de meditar, de orar, mas também de se pintar, de perder horas no cabelereiro, de comprar uma peça de roupa nova.

Somos seres integrais e devemos sentir-nos bem em todos os aspectos da nossa vida. Não mostrando aos outros que estamos bem, mas fazendo-os sentir que este bem-estar é real e palpável no nosso íntimo e que temos capacidade de resiliência para ultrapassar qualquer situação menos positiva de cabeça erguida e certas de que tudo passará.


Seja quem quiser, mas em consciência.

Seja como quiser, mas reflicta primeiro.


Mais do que uma comercialização deste dia, vivamo-lo sempre, não esquecendo de que há quem não o viva nunca.


Mais do que uma festa especial, vivamos este marco na sua verdadeira essência.

Porque assim, conquistamos todos os dias, o Dia da Mulher! O momento de sermos felizes!

Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário