sábado, 5 de junho de 2010

Semana da Criança: Vem ai o Dia da Criança



Porque as Crianças povoam o Mundo, a equipa Saber & Sorrir dedica esta semana a elas. Aproveite o Dia da Criança e o feriado para estar com elas e divertir-se também.

Muitos pais preocupam-se em comprar grandes prendas ou fazer grandes passeios. Mas, na realidade, a criança gosta de companhia para brincar e os pais não têm tempo para isso, devido aos compromissos profissionais.

Fica então uma sugestão: reserve o Dia da Criança para brincar e jogar com seu filho e para redescobrir a criança que há em si!

Temos a certeza de que todos vão divertir-se e vivenciar um dia especial! Mas lembre-se, não é para reproduzir o que a criança faz diariamente, ou seja, televisão, vídeojogos, etc. Pelo contrário, saia de casa, vá para o jardim, o parque, use a imaginação e relembre os jogos da sua infância. Adapte-os à realidade do seu filho.

A Terapia do Riso e o Yoga do Riso também são excelentes recursos para brincar, gargalhar e estar próximo de quem se ama. Preparados?

O Jogo tem o maravilhoso poder de aguçar a criatividade, trabalhar emoções, o racicínio, a resolução de conflitos e problemas, a comunicação e as relações entre as pessoas de forma positiva. Através da brincadeira, a criança tem a oportunidade de compreender o mundo que a rodeia, experimentar papéis sociais (o “faz de conta”), aprender regras e limites, conhecer as consequências positivas ou negativas das suas acções (ganhar, perder), além de criar ou estreitar os laços de amor, carinho e amizade.

Não se preocupe se o tempo que tem para brincar com os miúdos é pouco. O importante é a qualidade e não a quantidade.

Para facilitar a sua iniciativa deixamos a seguir algumas sugestões de brincadeiras e jogos e alguns links interessantes a este respeito. Veja:

Dentro e Fora – O organizador da brincadeira informa as crianças que em cima do tapete é a região conhecida como Dentro e fora do tapete é a região conhecida como Fora. O organizador começa a falar em voz alta, as regiões para onde as crianças devem saltar e assim, se o organizador falar a palavra “dentro”, as crianças devem pular para cima do tapete (= “Dentro”) e quando for dita a palavra “fora”, as crianças devem pular para fora do tapete (= “Fora”). O organizador continua a falar as palavras mágicas (“Dentro ou Fora”) num intervalo cada vez mais curto (3 a 5 segundos) de forma absolutamente aleatória: Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Fora, etc. Pode-se variar usando cadeiras e a palavra de ordem ser “senta” e “levanta”.
Estátua – Todos reunidos. Coloca-se uma música bem animada. Ao parar a música todos ficam sem se mexer. Uma pessoa da família vai passar pelas “estátuas” para ver se elas se mexem ou riem. O objectivo é mesmo o contrário, ou seja, manter-se imóvel, mas ninguém aguenta!!! Hahaha.
Mímica – Um participante escolhe uma palavra e tenta fazer uma mímica para os outros adivinharem. Quem adivinhar primeiro ganha ponto.
Apanha um, apanha todos – Número de participantes: é preciso um grupo grande. O que os jogadores necessitam: um espaço grande onde possam correr em segurança. Não há tempo marcado para este jogo, porque quanto mais jogadores tiver, mais tempo demorará. O jogo começa com uma criança a servir de apanhador. Irá correr em redor e tentar tocar nos outros jogadores. Quando conseguir apanhar alguém, esse jogador irá juntar-se a ele para apanhar os restantes. O último a ser apanhado é o vencedor.
O rei manda - é escolhida a criança que será a orientadora do jogo, ou a ‘mamã’. Esta irá colocar as restantes crianças alguns passos atrás de onde se encontra. Cada uma delas irá pedir permissão para dar uns passos. Cabe ao Rei (Mãe, Pai ou Criança) decidir quantos e quais, como por exemplo “cinco passinhos de bebé”, “passos de caranguejo” (andar para trás), enfim, o que puderem imaginar. Depois de dar a ordem irá virar-se contra a parede ou de costas para os restantes. Ganha quem conseguir alcançar primeiro o local em que o Rei está e passa a substituí-lo. Pode alterar-se a expressão “ O Rei Manda” para “A Mamã ou o Papá Manda”, dando oportunidade da criança representar diferentes papeis que dizem respeito ao ambiente doméstico.


Para mais ideias:

http://www.abcdobebe.com/festividades/a-mama-manda.html
http://www.portaldafamilia.org.br/sclazer/jogos/jogossalao.shtml#j001
http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1403140304


Divirtam-se à vontade e depois nos contem como correu!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário