terça-feira, 15 de junho de 2010

Reclusas estrelas – a arte transformadora



No dia 10 de Junho, no teatro Rivoli no Porto, o Espaço t finalizou o ciclo de espetáculos em teatro e dança – Corpo Evento - com a apresentação da oficina de teatro do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo com a peça “Prisão DO Ventre” – espetáculo produzido pelo CATS (Centro de Arte Terapia Social) com direcção Artística de Diana Gabriel e Alina Marques.

A peça demonstrou, de forma dinâmica e bem-humorada, o dia-a-dia das reclusas, seus pensamentos, sentimentos e formas de interacção, assim como, as escolhas menos acertadas de mulheres que se apaixonaram e optaram pelo caminho do crime ou contravenção, junto com seus parceiros.

Através da representação, do canto e da dança, mostraram ao público o lado que ninguém quer ver quando olha para um condenado: o ser humano por de trás do crime, que ama, sofre, se arrepende e procura forças para superar as más escolhas que fez na vida. “Desnudaram-se” diante da platéia, não no sentido literal, mas na demonstração de suas realidades, vivências e emoções.

A arte ou arte terapia, neste contexto, é um veículo que possibilita às reclusas repensarem sobre sua própria identidade, suas opções, gostos e acções em busca de novas perspectivas, mais saudáveis, mais compensadoras, desenvolvendo a auto-estima e o auto-conceito.

O preconceito faz-nos pensar que projectos como este não poderiam ser desenvolvidos, afinal, são pessoas que cometeram delitos. Mas a razão nos fala que somente um ambiente que propicia o aprendizado, a expressão e compreensão dos sentimentos e emoções, que oferece oportunidade de ocupação e trabalho útil pode (re) educar um cidadão. A ociosidade não promove a reestruturação da personalidade nem a conquista de valores que visem o bem comum.

Alguns podem perguntar: o que fazem reclusas no teatro Rivoli? Viraram estrelas?

E respondemos: Sim, viraram estrelas da própria vida assumindo as responsabilidades dos actos e conquistando nova luz, a fim de lançarem um rasto mais luminoso no futuro para si, para a família e para a sociedade.



Parabéns ao Espaço t pela iniciativa!

Sem comentários:

Enviar um comentário