quinta-feira, 29 de abril de 2010

Por que um dia dedicado ao riso?



Como é fácil constatar, o sorriso é uma expressão de significado universal, que distingue o ser humano dos restantes animais, reflectindo bom-humor, prazer ou divertimento. Quando o sorriso é dado com maior intensidade gera-se o riso, através do qual manifestamos alegria e bem-estar.

Assim, o riso é uma resposta emocional automática, emitida pelo nosso cérebro.

Herbert Spencer foi um dos primeiros investigadores no estudo do riso e afirmou que o riso é um mecanismo essencial para restaurar o equilíbrio emocional, físico e biológico.

E quem não quer encontrar o seu equilíbrio e bem-estar? Andamos tantas vezes atrás de nós próprios, da compreensão dos nossos sentimentos e emoções, por que não fazê-lo a rir e contrariar as nossas tendências depressivas?

O psicólogo Herbert Lefcourt demonstrou que o riso e o bom humor modulam a resposta perante a adversidade, influenciando positivamente perante situações emocionalmente dolorosas.
Então, rir com os outros é um momento de partilha, partilha de ideais, de sentimentos, de vontades e de lutas.

O riso estimula emoções positivas e poderosas, gera predisposições para que as pessoas encontrem a paz dentro de si mesmas e influenciem de forma positiva e pró-activa.

Na realidade, a celebração deste dia é uma manifestação para a Paz Mundial e pretende construir uma consciência de amizade e fraternidade através do Riso.

O primeiro “Dia Mundial do Riso” teve lugar em Mumbai, Índia, no dia 11 de Janeiro de 1998. 12.000 membros de clubes locais e internacionais juntaram-se para uma mega sessão de riso.

“HAPPY-DEMIC” foi o primeiro “Dia Mundial do Riso” realizado noutro país. Foi a 9 de Janeiro em Copenhaga, Dinamarca, e mais de 10 000 pessoas juntaram-se na Praça da Câmara Municipal. O evento entrou para o Guinness – Livro mundial de recordes.

O ”Dia Mundial do Riso” é, actualmente, organizado todos os anos no primeiro domingo de Maio.

Reúnem-se nesse dia, centenas de pessoas, por vezes milhares para rir juntos, porque todos sentem que o riso estabelece uma ligação entre diferentes credos e religiões e cria uma nova lógica nos meios onde se insere.

Com o riso podemos explorar a imagem de partilha com braços abertos e o sorrir é a forma ideal de segurar o riso, gera-se um caminho de duas direcções: dar e receber, com fraternidade, amizade e amor.



www.laughteryoga.orghttp://www.diamundialdoriso.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário