quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Homem como ser integral

Ser integal significa ser inteiro, total, completo. Como seres humanos sabemos que somos constituidos e influênciados por uma série de factores.
Ora, o Ser Humano pertence à Natureza, tal como os restantes seres vivos. Se nos pudessemos comparar a algum poderíamos imaginar-nos como uma árvore.
A árvore é constituida por raízes, tronco, galhos, folhas, flores e/ou frutos. No entanto, o seu crescimento é condicionado por circunstâncias extenas como a existência de chuva e sol. Em excesso poderão ser prejudiciais, porém, as árvores têm a capacidade de se moldar ao ambiente externo que as rodeia.
E nós? Vamos ver:
Como raízes temos as nossas bases biológica, social e cultural que influênciam a nossa estrutura (tronco) psicológica, criando os galhos com crenças, emoções, atitudes e comportamentos, que servem de sustento às folhas, às flores e aos frutos. Que servem de sustento ao nosso equilíbrio, ao nosso bem-estar, à nossa FELICIDADE.
As circunstâncias da vida são factores externos a nós, sendo a chuva ou o sol. Dependendo da forma como interpretamos o mundo (positiva ou negativa) servem de trampolim para o nosso crescimento pessoal.
Como? Com mudanças de atitudes, comportamentos e crenças:
  • Problemas devem ser encarados como DESAFIOS,
  • Fracassos como OPORTUNIDADES (experiência),
  • “Vou tentar” (ser, fazer, ter) passa a “VOU” (ser, fazer, ter).
A partir daqui a vida deixa de ser um fardo para ser vivida de forma alegre e harmoniosa. O bom humor é um estado quase constante. Chora-se quando se tem que chorar e ri-se quando se tem que rir. O passado deixa de ser valorizado e o futuro deixa de ser empecilho. O nosso crescimento passa por aproveitarmos o presente. O ar que respiramos, os olhares que trocamos com quem amamos, os sorrisos que damos e recebemos, os abraços. Deste ponto de vista até a luz tem mais brilho, olhe lá para fora, sinta a luz em si e respire fundo, algo transcendente a nós penetra o nosso ser, como se nos dissesse que é possível ser feliz, que somos livres, únicos e especiais. E é assim que nos sentimos, livres, únicos e especiais.. felizes enfim!
Mas, nem sempre esta mudança consegue-se sozinho. A consciência de que a devemos fazer é um primeiro passo, vontade activa é o segundo passo e procura de ajuda o terceiro. E aqui entramos nós, Saber & Sorrir.
Surgimos como uma outra árvore impulsionando-o/a na conquista da sua mudança. As nossas raízes são a seriedade e a confidencialidade, sustentadas pelo tronco da ética e deontologia, que formam galhos de optimismo, vontade e harmonia. As folhas correspondem às diversas formas/estratégias de autoconhecimento e conhecimento do mundo que utilizamos. Os frutos e as flores são as experiências das pessoas que vêm passando por nós ao longo do nosso ciclo de vida e prosseguem o seu caminho como árvores individuais embora ligada às outras.
Então, os nossos serviços são:
  • Acompanhamento psicológico – ajudando-o/a a compreender os seus pensamentos, comportamentos e emoções para encontrar o bem-estar, o equilíbrio e a felicidade;
  • Terapias e técnicas mediadas pelo corpo:
    • Massagem de relaxamento – terapia anti-stress, na qual, através do toque, são promovidas alterações energéticas positivas, reequilibrando-o/a física e psicologicamente, para um desempenho quotidiano mais produtivo, optimista e harmonioso;
    • Relaxação – processo terapêutico, que promove (através da música, exercícios respiratórios e indução de voz) a descontração física e psiquíca, sendo muito eficaz em diversas situações, nomeadamente stress e ansiedade;
    • Terapia do riso – forma terapêutica que permite libertar, de uma maneira lúdica e alegre, as tensões internas e conseguir a renovação pessoal de uma forma holística, mas também exercitando os músculos corporais.
  • Formação – promoção de desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências sociais, mudança comportamental e gestão das emoções.
  • Yoga do riso – misto de exercícios de respiração e gargalhada, proporcionando sentimentos de relaxamento, felicidade e harmonia.
Os nossos serviços são complementares entre si e podem ser complementados com outros serviços. Devemos usufruir ao máximo de tudo o que é benéfico para nós seres bio-psico-sócio-cultural, de forma a crescermos saudáveis e flexiveis, com raizes profundas e o olhar sempre no infinito!

Sem comentários:

Enviar um comentário